Política

Postado dia 30/05/2017 às 01:11:38

Pacientes fazem vaquinha para comprar papel higiênico em UPA

Filas gigantescas, horas de espera e pacientes fazendo ‘vaquinha’ para comprar papel higiênico. Essa é a realidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Indignados, os moradores da cidade pedem uma solução imediata para o caos na saúde.

Em apenas uma visita, o radialista e jornalista Laércio Monteiro, de 39 anos, percebeu as condições precárias da UPA. “Eu tive que levar a minha esposa, que estava de cama, até a unidade e nós chegamos praticamente em meio ao caos. Muita gente estava reclamando que a fila para a triagem já passava de duas horas, fora a falta de água e de papel higiênico”, contou ele em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (29)

Ainda no local, Monteiro falou com o coordenador da UPA e entrou em contato com o secretário de saúde do município, que, segundo ele, “fez várias alegações sem fundamento”. “O coordenador foi bem prestativo, até colocou mais pessoal para fazer a triagem e o problema em parte se resolveu, mas ele mesmo afirmou que não tem recursos suficientes. A situação era a seguinte: 300 pessoas para serem atendidas, por apenas quatro médicos e dois técnicos de enfermagem”, completou o radialista.

A esposa dele precisou ficar no soro e aguardar por horas o resultado de um exame. O casal chegou na UPA no início da tarde e saiu de lá às 20h. “Eu conversei com outros pacientes e o cenário era o mesmo. E isso acontece há alguns meses, eu até vi um vídeo que mostra as pessoas fazendo vaquinha para comprar papel higiênico. Os pacientes estão simplesmente levando esses recursos de casa. A minha impressão é que o prefeito se esqueceu de que a cidade não é formada por cifras, mas sim por pessoas. Araucária tem um dos maiores orçamentos do estado, é um absurdo a gente estar passando por isso”, desabafou.

Essas reclamações também são compartilhadas por uma auxiliar da educação, que chegou na UPA às 14h e, até às 18h, ainda aguardava a conclusão do atendimento. “Eu preciso do encaminhamento do médico para fazer o exame e até agora nada. Teve um senhor que foi para casa buscar marmita para comer aqui, por causa da demora”.

da Banda B


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br