Norte do Paraná

Postado dia 24/05/2017 às 19:54:27

MP denuncia vereador de Arapongas por fraudar licitação

O vereador de Arapongas, no norte do Paraná, Valdeir Pereira (PHS) foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por fraudar licitação da Câmara de Vereadores. A denúncia ocorre quase 20 dias depois da deflagração da operação denominada ‘Control Z’. Outras três pessoas também foram denunciadas na mesma ação.

Valdeir foi preso temporariamente durante a operação, no início de maio, e foi solto três dias depois, segundo a Polícia Civil.

O advogado do parlamentar informou que ele tem colaborado com as investigações e vai responder à todas acusações. 

As investigações 

A Operação Control Z apura a ocorrência de fraudes em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, agiotagem, advocacia administrativa – que é quando um servidor patrocina, direta ou indiretamente, interesses privados perante a administração pública – e sonegação fiscal.

Conforme a denúncia, uma organização criminosa pagou R$ 22 mil por mês de propina ao vereador Valdeir Pereira, quando ele era presidente do Legislativo. O grupo mantinha um contrato com a Câmara para realizar a digitalização do acervo físico da Casa.

O representante do legislativo municipal e o presidente afastado do Conselho da Comunidade foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Dois empresários, apontados como responsáveis pelos pagamentos ilegais, foram denunciados por fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

As penas previstas podem chegar a 30 anos de reclusão.

do G1


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br