Política

Postado dia 05/04/2017 às 23:25:43

Alfredo Kaefer foi expulso do PSL por votar contra Uber

O deputado federal paranaense Alfredo Kaefer foi expulso do PSL nesta quarta-feira (5) após votar a favor de uma emenda que, na prática, pode impedir o funcionamento no Brasil de aplicativos de corridas compartilhadas, como o Uber. Dizendo-se pego de surpresa, o parlamentar declarou que ainda vai aguardar a formalização da saída da legenda, mas afirmou já ter convites para se filiar a outros partidos.

Na noite desta terça-feira (4), a Câmara aprovou o projeto que permite a regulamentação de aplicativos como o Uber no país, deixando nas mãos das prefeituras decisões como proibir, limitar ou facilitar a prestação do serviço – a matéria agora será analisada pelo Senado. No entanto, também foi aprovada uma emenda retirando do texto o trecho que definia o transporte individual de passageiros como uma atividade de natureza privada. Com isso, ao ser definido como atividade pública, esse tipo de serviço precisaria de uma concessão das administrações municipais, a exemplo dos táxis.

Um dos 226 deputados a votar a favor da emenda, Kaefer foi surpreendido por uma postagem no Facebook do PSL, na manhã desta quarta-feira, na qual a legenda fala em um “desalinhamento ideológico e programático” com o novo momento do partido. Na página “Livres – A revolução do PSL”, o partido anunciou que o paranaense está de saída da legenda por conta do posicionamento em relação ao Uber.

Confira a postagem:

À reportagem, Kaefer disse que o grupo que se autointitula “Livres” tomou o PSL, mas, na verdade, seria libertário e não liberal como prega a legenda. “Já estou em conflito com esse povo há algum tempo. Eles defendem a descriminalização da maconha, o aborto, a eutanásia, a pena morte. Mas princípios individuais não podem ser confundidos com princípios programáticos de partidos políticos”, critica o deputado paranaense. “O PSL defende o liberalismo econômico, nada a ver com costumes. Até porque grande parte dos filiados é da linha cristã. Como vamos defender a pauta dessa gente numa sociedade extremamente conservadora?”

Segundo ele, ao saber da postagem no Facebook sobre sua expulsão, procurou a direção do partido, que sequer teria conhecimento do caso. “Isso é para você ter uma ideia de como está a organização do PSL. Mas se está na página do partido é porque alguém deu autorização. Vou aguardar o presidente do partido voltar do exterior, mas, ao que tudo indica, o meu caminho terá de ser outro daqui para frente”, afirma. “Agora, vou analisar alguns convites de outros partidos que já tenho de algum tempo.”

Sobre o Uber, Kaefer defende que o aplicativo se submeta às regras de qualquer concessão pública − como pagar impostos, realizar inspeções, obter alvará −, sob pena de tornar desigual a relação com o serviço de táxis.

de VEJA


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br