Assaí

Postado dia 23/03/2017 às 05:07:46

Sanepar tem que pagar pela rede de esgoto das 40 casas

Recentemente o supervisor regional da Sanepar, Braulio Leonel, de Cornélio Procópio, havia tido que, devido à localização do terreno escolhido, mostrava-se problemática a ligação da rede de esgoto, que beneficiaria 40 moradias populares em construção em Assai, até a estação coletora.

Problema ou não, a implantação de rede de esgotamento sanitário deve ser de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a quem cabe pagar por aquela obra.

Com a implantação de tal rede, além do consumo de água, o usuário passa a pagar mais 80% daquele valor a título de esgoto.

Dessa forma, não caberia ao município usar recursos próprios ou mesmo acessar alguma linha de financiamento, como da Paraná Fomento, para custear obra a ser explorada comerciamente pela Sanepar.

Vale acrescentar que a mencionada companhia de saneamento tem capital aberto, com ações negociadas em Bolsa de Valores, e é controlada majoritariamente pela iniciativa privada, a exemplo de SPX Equitis Gestão de Recursos (5,15%), Oportunity (5,23%), Domino Holdings S/A, Citigroup Venture Capital International Brazil, e outros.

Já o governo do Paraná tem apenas 29,95% das acões da Sanepar, e outros 7,21% pertencem à Copel.

No primeiro semestre de 2015, o município havia encaminhado projeto de lei para a Câmara de Vereadores, em busca de autorização legislativa para renovar contrato com a Sanepar para prestação de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Devido à queda de braço entre prefeito e vereadores, tal matéria não foi apreciada, e desde então a Sanepar vem operando de forma precária em Assai. 

Dessa forma, a gestão Acácio Secci (PPS) e vereadores poderiam retomar a discussão sobre renovação de contrato com a Sanepar, e cobrar algumas contrapartidas daquela companhia de saneamento. Uma delas, a implantação de rede de esgoto na região das 40 moradias populares em fase final de construção em Assaí.

 

PARA SABER MAIS:

As 40 moradias populares, rede de esgoto, e o erro de projeto?

Município de Assaí ainda não renovou contrato com Sanepar


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br