Assaí

Postado dia 23/03/2017 às 04:29:09

Quais as ações a ser adotadas pelo novo secretário de Saúde de Assaí

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Assaí se diz preparada para receber o novo titular, a ser indicado nos próximos dias pelo prefeito Acácio Secci (PPS). O cargo de secretário encontra-se vago desde 07 de março de 2017.

Além da finalização da reforma do posto de Saúde da Vila Nova e do término da construção de unidade da região da Vila Nova Esperança, necessitando então de móveis, equipamentos e pessoal, o novo secretário tem ainda alguns desafios a enfrentar.

Conforme a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde, os municípios tinham inicialmente até 10 de dezembro de 2016, para implementar o prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. O não atendimento àquela exigência pode representar perda do Piso de Atenção Básica (PAB Variável), que é aplicado no custeio dos atendimentos de pediatria, e vinculado aos programas Saúde da Família e Brasil Sorridente.

Em Assaí, não houve ainda a implantação do prontuário eletrônico nos postos de Saúde. O atendimento ainda se dá por meio de anotações em papel. Também não há sistema que possa integrar as várias unidades de saúde do município, possibilitando também o acesso ao histórico do paciente e seus vários atendimentos no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Ainda em junho de 2015, houve nomeação de servidora para desenvolver as  funções de Ouvidor Municipal do SUS de Assaí. No entanto, tal instância de sugestões e reclamações ainda não começou a funcionar efetivamente, privando então o poder público local de ter mais uma ferramenta para avaliação e melhoria dos serviços prestados à população.

O novo secretário poderia também dar especial atenção ao Programa Saúde da Família (PSF), que precisa do reforço de mais profissionais.

Por contar com acesso direto à população, ao lado das equipes do PSF, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias devem ser reconhecidos como principais parceiros da administração municipal no trabalho de melhorias do serviço à comunidade local. 

Além do importante trabalho de prevenção, eles ainda têm condições de ouvir aos reclames dos usuários dos vários vairros da cidade, de mensurar a qualidade do serviço oferecido, e ainda de levar tais demandas ao titular da Secretaria Municipal de Saúde.

PARA SABER MAIS:

O que pode encontrar pela frente o novo secretário de Saúde de Assaí


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br