Norte do Paraná

Postado dia 21/03/2017 às 03:51:59

Vitor Eduardo, de Jacarezinho, é campeão sul-americano sub 17 no Chile

O zagueiro Vitor Eduardo da Silva Matos, de apenas 17 anos, de Jacarezinho (PR), que atua pelo Palmeiras, foi capitão da seleção brasileira sub-17 e levantou a taça de campeão do Sul-Americano da categoria após o time golear a seleção chilena por 5 a 0 no domingo (19).

“Vitão”, como é conhecido, assumiu o posto de capitão da equipe desde a primeira partida, e fez a alegria novamente de todos os familiares e amigos de Jacarezinho ao levantar a segunda taça em um sul-americano de futebol. Ele já havia sido campeão do torneio na categoria sub-15, em 2015, na Colômbia.

O Brasil terminou a competição com 13 pontos, quatro a mais que o Chile, vice-campeão. Além do troféu, a boa campanha garantiu a vaga no Mundial Sub-17 da Índia com antecedência, que será disputado no próximo mês de outubro. Esta foi a 12ª vez que a Seleção Brasileira sub-17 levantou o troféu do Sul-Americano da categoria, disputado desde 1985.

Além de “Vitão”, o também atleta do Palmeiras, Alan Guimarães participou da competição e foi quem comandou a goleada contra o Chile na final ao marcar três vezes. Os outros dois gols da seleção na final foram marcados por Paulinho e Lincoln.

O jacarezinhense foi escolhido capitão pelos próprios atletas. Por iniciativa da comissão técnica da Seleção Brasileira, os próprios jogadores deveriam votar em quem acreditavam ser o mais preparado para assumir a função de líder antes da viagem. O zagueiro palmeirense foi eleito quase que por unanimidade – liderança, postura dentro e fora de campo, entrega e exemplo foram algumas das justificativas dos atletas para a escolha.

Tanto “Vitão” quando Alan fazem parte do processo de integração entre base e profissional adotado pelo Palmeiras. “Vitão” realizou pré-temporada com o técnico Eduardo Batista e ficou no banco de reservas no amistoso contra a Chapecoense, em janeiro deste ano. Agora, ele que é considerado uma das maiores promessas da base do Palmeiras, está inscrito na Taça Libertadores d América pelo time profissional e já despertou a atenção do Manchester City, mesmo clube que levou Gabriel Jesus no fim do ano passado.

“Zagueiro tem de ter coragem. Na hora difícil, não pode correr para trás, tem de agredir. Também de ter velocidade e passe. Hoje, o zagueiro é um armador. O Vitão se encaixa nisso. É jovem, tem 17 anos. Algumas características precisam ser melhoradas, precisa achar o timing, mas vai amadurecer. São virtudes que já conseguimos apontar nele”, avaliou Eduardo Batista ao explicar a entrada do jacarezinhense no grupo inscritos na Libertadores em entrevista recente ao Globoesporte.com.

História

“Vitão” que é natural de Jacarezinho, onde sua mãe e irmão vivem até hoje no Jardim São Luiz, deu seus primeiros passos como jogador de futebol no PSTC de Londrina, após ter sido reprovado em testes no Coritiba e no Atlético Paranaense. Foi captado pelo Palmeiras, de onde partiu para a Seleção sub-15 em um crescimento impressionante.

“Ele sempre se destacou nos torneios e sempre ajudou a gente. Eu, a mãe, o irmão... É um ótimo menino, tenho muito orgulho dele. Eu sempre falo para ele não tirar os pés do chão, manter o foco. Sempre o acompanhei. No início foi difícil, mas estamos vencendo a batalha. É um orgulho para a nossa cidade”, contou o pai do zagueiro, Claudinei Matos também em entrevista ao Globoesporte.com


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br