Norte do Paraná

Postado dia 10/03/2017 às 02:34:33

Aparelho de raio-X está há três anos guardado em caixas

Mais um ano se passou, e o aparelho de raio-X doado pelo governo estadual ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina, continua encaixotado no mesmo lugar onde foi descarregado, em 2014. Anunciado como solução aos problemas de demanda de exames na unidade, o equipamento avaliado em mais de R$ 100 mil nunca funcionou. 

A proposta inicial tinha como objetivo colocar o novo raio-X em funcionamento em no máximo 30 dias para substituir o equipamento antigo, responsável por aproximadamente 800 exames, em média, agendado todos os meses. Porém, não foi o que aconteceu. 

O aparelho antigo instalado há décadas, quando o hospital iniciou as atividades, passou por mais uma, entre tantas manutenções, e voltou a funcionar. Com isso, o equipamento moderno, à época apresentado como um dos melhores que existia no mercado, então, permaneceu na embalagem. 

A solução para o aparelho tão requisitado junto ao governo estadual então seria instalar o novo equipamento no Centro de Especialidades Médicas, pois para utilizá-lo no HNSS seria necessário construir uma nova sala e o Hospital enfrentava sérios problemas financeiros. A proposta, no entanto, também não evoluiu. 

Em março do ano passado, a então secretária municipal de Saúde, Rosimar do Espírito Santo Moreira, informou que o equipamento finalmente seria instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que deveria ter suas obras concluídas até o fim de 2016. Entretanto, a informação de que a unidade dificilmente irá funcionar em razão de problemas políticos mais uma vez frustrou os moradores - e a própria administração pública -, e o equipamento permanece encaixotado no mesmo corredor que liga o Pronto-Socorro Municipal aos leitos do Hospital Nossa Senhora da Saúde.

Na manhã de ontem, a atual secretária municipal de Saúde, Ana Cristina Micó da Costa, informou que o problema foi discutido junto aos órgãos competentes, que decidiram pela instalação do equipamento no Pronto-Socorro Municipal. No entanto, segundo a secretária, ainda não há previsão para que o novo aparelho comece de fato ser utilizado. "Existe uma emenda parlamentar apresentada por um deputado para a construção da sala apropriada para instalar o equipamento, que deve atender pacientes do PS e do hospital (Nossa Senhora da Saúde). Porém, ainda não é possível dizer quando isso irá acontecer", pondera. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há fila de espera por exames de raio-X no município. A responsável pela pasta também garante que Santo Antônio da Platina não corre o risco de perder o equipamento para outra cidade.

por Luiz Guilherme Bannwart, da Folha de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br