Notícias

Postado dia 08/03/2017 às 01:46:54

O vídeo de ‘ciúmes’ que levantou um sério debate nas redes

A pergunta da semana: Você costuma deixar o seu companheiro fuçar no seu celular?

Essa discussão esquentou a internet após o youtuber Carlos Santana, que tem quase 1,8 milhão de seguidores, publicar um vídeo em seu canal em que protagoniza uma cena de “ciúme”.

Diante da câmera, ele sequestra o celular da namorada e cancela várias amizades que sua companheira mantinha com outros homens na rede social.

Ele questiona a menina sobre o motivo dela seguir pessoas que apenas “cumprimenta na academia” ou “deu oi na praia”. E diz que isso é uma estratégia da menina para que, em caso de término do relacionamento, ela cultive “contatinhos” para quando estiver solteira.

 

Alguns usuários do Facebook viram o vídeo como uma piada e marcaram namorados, ou amigos.

Outros, no entanto, não levaram o post na brincadeira e levantaram um debate sério: trata-se de um relacionamento abusivo?

“Um relacionamento abusivo acontece quando um companheiro não respeita a individualidade do outro. Precisamos entender que não podemos controlar o amor do outro dessa maneira. De certa forma, nossa sociedade não conhece um relacionamento saudável. Ainda vivemos em uma sociedade em que as pessoas entendem amor e relacionamento como controle, não como um compromisso. Não entendemos o que é viver em casal. Estamos começando a aprender agora”, afirma Carla Zeglio, diretora do Instituto Paulista de Sexualidade – InPaSex, terapeuta sexual e de casal.

É claro que não existe um manual do tipo “Identifique nesses cinco passos fáceis se o seu relacionamento é abusivo”, mas existem formas de identificar quando a coisa não está muito legal. “É preciso entender se aquele comportamento do outro te limita. Se te impede de estar ou conversar com pessoas. Também é necessário sentir se existe um ambiente onde não há confiança entre os parceiros”, afirma a terapeuta.

É saudável?

Na legenda do vídeo publicado pelo youtuber, ele coloca o seguinte texto: “- você é ciumento? – MUITO; – muito quanto?” e usa o vídeo para exemplificar o seu nível de “ciúme”. Mas essas atitudes são realmente um exemplo de ciúme, ou podem representar algo a mais? De acordo com Zeglio, “quando acreditamos estar em uma situação ameaçadora, como a da perda, a maior parte de nos reage com um zelo a mais com o parceiro. Mas isso não nos dá o direito de apagar contatos do celular do outro. Uma coisa é o zelo e o cuidado, outra coisa é o comportamento de posse”.

Mas como agir em uma situação como essa? “Eu acho que a namorada dele não sabe agir de uma forma diferente daquela – e a grande maioria das pessoas não aprendeu ainda. Muitas pessoas ainda se submetem a isso. Ainda não aprendemos que isso é maltrato, abuso e violência. Como dica, diria para as pessoas que vivem ou viveram uma situação semelhante: o primeiro passo é mostrar para o companheiro que isso não lhe faz bem, nem feliz. E que quanto mais isso acontecer, mais perto ambos estarão de perder uma grande parceria”, afirma a especialista.

O post já tem 24.000 reações no Facebook, 17.000 comentários e 12.800 compartilhamentos. Procurado, Carlos Santana não falou ao blog até a publicação da matéria. A assessoria do youtuber, no entanto, adiantou que “o vídeo foi colocado nos sites com um contexto errado”.

de VEJA


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br