Notícias

Postado dia 20/10/2016 às 19:38:54

Estudantes criam movimento 'Desocupa Cascavel'

A insatisfação de estudantes contrários às ocupações do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto) levou um grupo de estudantes a criar um movimento para cobrar a desocupação da instituição. Liderados por alunos dos cursos técnicos noturnos, os estudantes pretendem fazer manifestações em frente à instituição de ensino e iniciar uma espécie de movimento “Desocupa Cascavel”. Líderes da iniciativa dizem acreditar que o protesto no CEEP pode influenciar alunos de outras escolas a fazerem o mesmo. Mais de 30 colégios estão ocupados em Cascavel por alunos que protestam contra a proposta de reforma do ensino médio.

Uziel Fuhr, estudante do segundo semestre do curso de eletromecânica, avalia que muitos alunos não sabem exatamente o que estão fazendo nas ocupações. Para ele, boa parte dos alunos só ouviu falar da medida provisória que pretende reformar o ensino médio, mas não tem conhecimento sobre o tema.

Fuhr, que é líder da sua classe, afirma que os estudantes do período noturno são os mais prejudicados. Ele diz que se os alunos quiserem continuar ocupando a escola, não há problemas, desde que não impeçam os demais de estudarem. “A gente só tem a noite para fazer o curso técnico e eles a manhã e a noite”, declara.

Segundo Fuhr, todos os alunos do período noturno são contrários à ocupação e ele sugere aos estudantes que protestam a optarem em ficar durante o dia no colégio e deixarem a instituição no período noturno. Os estudantes tentaram marcar uma reunião com diretores e lideranças estudantis da ocupação, mas não conseguiram. Agora, segundo eles, haverá protestos em frente ao estabelecimento de ensino.

O movimento, de acordo com Fuhr, não tem participação de professores, apesar de alguns se manifestarem favoráveis a desocupação. “Assim como os alunos tomaram à frente das ocupações, a gente quer tomar a frente da desocupação do CEEP”, afirma.

No período noturno existem muitos alunos que se deslocam de cidades da região como Quedas do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul, entre outras para fazer curso técnico. A preocupação do movimento “Desocupa Cascavel” é que em caso de reposição de aula durante o período que deveria ser de férias esses estudantes ficarão sem transporte, já que eles utilizam os ônibus que trazem alunos para as faculdades de Cascavel.

Reação

O governador Beto Richa, que esteve em Cascavel na tarde de ontem em um evento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, disse que esse tipo de movimento é uma reação da sociedade que não aceita a atitude e afirmou que muitos alunos estão agindo equivocadamente sob influência do sindicato dos professores. “Até respeito democraticamente a posição deles [dos sindicatos], mas não vamos confundir as coisas. Usar um sindicato para prejudicar a educação do Estado do Paraná e prejudicar as aulas dos nossos alunos, nós não podemos aceitar, mas mesmo assim estamos abertos ao diálogo”, afirmou o governador.

Richa lembrou que esteve com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e entregou o resultado dos debates com a comunidade escolar. “As propostas foram encaminhadas e eu entreguei nas mãos do ministro da educação então não faz sentido esta ocupação aí começa a reação da sociedade que não aceita mais esse tipo de coisa, atitude que prejudica os nossos alunos e a educação do Estado do Paraná”, declarou. 

da CGN


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br