Norte do Paraná

Postado dia 29/09/2016 às 17:23:53

Ribeirão do Pinhal deve ganhar abatedouro e fábrica de rações

Um grupo do setor avícola pretende montar em Ribeirão do Pinhal um abatedouro para o processamento de 10 mil aves diariamente podendo triplicar essa demanda. A empresa Frango Colonial, de Sertanópolis, está de olho nos supermercados e também no mercado externo. O abatedouro está projetado para ter o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e deverá contar com uma fábrica de rações especiais, pois a ração não deve conter proteína de origem animal, tampouco hormônios.

De acordo com informações, a empresa pretende fornecer os pintinhos e a ração e o produtor entra com a infraestrutura de criação (granja) e a mão de obra. O avicultor vai receber em torno de R$ 3 por frango, que leva cerca de 85 a 90 dias para estar pronto para o abate. As instalações devem contemplar piquetes, acesso a pastagens com 3m²/frango. Segundo os cálculos, o custo de um barracão montado, com toda estrutura para mil frangos fica em aproximadamente R$16.5 mil.  Esse valor pode ser reduzido se já houver alguma estrutura na propriedade que possa ser adaptada à criação das aves.

Encontro reuniu produtores de toda a região

O projeto está voltado à agricultura familiar podendo cada produtor criar de 500 a 5 mil frangos, conforme sua capacidade de financiamento. Os recursos para a construção das granjas podem ser obtidos por meio do Pronaf e os produtores deverão passar por uma capacitação.

O processo de organização dos agricultores tem o apoio da prefeitura que já se comprometeu com a doação de terreno para a instalação do empreendimento. O Instituto Emater participa das discussões e já promoveu uma reunião com cerca de 350 produtores da região.

Segundo o gerente regional da Emater de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves, a iniciativa ainda está em fase de estudos. "É um empreendimento que precisa de estudos para sua viabilização. Acredito que por enquanto, a empresa está se organizando para expandir seus negócios", disse.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br