Assaí

Postado dia 22/07/2016 às 22:10:37

Castelo japonês, o suco Nosliw e o artesanato de Assaí

Há no imaginário popular que a pequena Assaí é a “cidade dos japoneses”. Tem-se aí um ponto de partida para se refletir acerca das vocações e potencialidades da “terra do sol nascente”.

Faz sentido então a construção do castelo, o chamado Memorial da Imigração Japonesa, cuja pedra fundamental foi lançada ainda em fevereiro de 2008. A obra custaria inicialmente R$ 4 milhões. A construção demoraria de um ano e meio a três anos. Lá já se vão oito anos e meio, a ainda não se finalizou tal obra.

Mesmo ainda inacabado, o castelo japonês tem sido cartão postal de Assaí, já bastante fotografado e reproduzido de inúmeras maneiras.

No entanto, além do castelo, há que se investir na produção de cultura e realização de eventos voltados, por exemplo, ao cosplay, anime, mangá, taikô, Bon-odori, Festival Tanabata e de canção japonesa, aproveitando ainda remanescentes da arquitetura nipônica.  Colocação de lixeiras temáticas (lembrando aqui dos telefones públicos de Londres) seria também uma sugestão, conforme já lembrado pelo site Revelia, em janeiro de 2014.

Se muitos conhecem Assaí como “terra dos japoneses”, por aqui também há a empresa que produz o suco Nosliw, ou popularmente conhecido com o “suco do Wilson”, em referencia ao empreendedor rural Wilson Rodrigues. Sua empresa já emprega pelo menos 12 trabalhadores.

Fala-se nesse momento da produção do suco de laranja como exemplo da necessidade de se valorizar a produção da nossa terra.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem perdido uma importante oportunidade, com a chamada divulgação do projeto Teia da Cidadania, em eventos em Curitiba e Londrina, por exemplo.

Em abril último, pessoal daquela secretaria acompanhou artesãos de Assaí que teriam ido divulgar e comercializar seus produtos na 56ª Exposição Agropecuária de Londrina (Expo 2016)..

No entanto, ações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo devem ter um viés mais mercadológico e profissional, atuando inclusive como espécie de “adido cultural”. Teriam a atribuição de divulgar e representar os interesses econômicos e culturais de Assaí em outras localidades. Iniciativa essa a ser desenvolvida em parceria entre agentes públicos e privados.

 

PARA SABER MAIS:

Assaí, o patrocinador do castelo japonês do norte do Paraná

O que Assaí está fazendo para receber o castelo japonês


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br