Norte do Paraná

Postado dia 20/07/2016 às 21:26:00

Ações integradas de comunicação transformam Andirá

Todos os dias, às 7 horas, coletores de galhos da Secretaria de Viação e Serviços Públicos de Andirá (52 Km de Cornélio Procópio), saem pelas ruas da cidade munidos de equipamentos padrões para o serviço. Mas também levam junto outras ferramentas nada convencionais como a máquina fotográfica ou o celular. O objetivo é registrar em fotos e vídeos as podas irregulares de árvores, que prejudicam a saúde das plantas, além de entrevistar moradores, orientando-os sobre os procedimentos corretos. Até uma rede social e uma comunidade no aplicativo WhatsApp eles têm.

Nas mesmas manhãs, nos seis postos de saúde, enfermeiros, dentistas e profissionais de outros setores da Secretaria de Saúde iniciam os atendimentos à população e também realizam captura de dados e imagens para a produção do jornal periódico com conteúdos de prevenção às doenças, dicas de saúde, entrevistas com médicos, campanhas e orientações, com objetivo de se aproximar ainda mais da comunidade.

Já os 80 membros do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), órgão atrelado à Secretaria de Ação Social, também veem na comunicação mecanismos para ampliação dialógica, socialização, trabalho em equipe, práticas de produção diárias que dinamizam os cuidados com a saúde mental. São trabalhos de leitura crítica da mídia, jornal mural, produção fotográfica e reuniões de pauta para elaboração do jornal da instituição, com sugestões debatidas entre eles.

Na escola municipal Pingo de Gente, na Vila Industrial, a comunicação também está fazendo diferença, integrando os setores. Cozinheiras e profissionais da limpeza se destacam por produzirem um projeto fotográfico com o tema "Alimentação Saudável e Higiene". A ação comunicacional levou as profissionais para dentro da sala de aula, onde ministraram um ciclo de palestras sobre o tema e promoveram exposições.

Todas estas ações fazem parte do Projeto Educom, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social. Segundo o secretário Tiago Silvio Dedoné, o objetivo é proporcionar ferramentas comunicativas em todos os setores do poder público para que aconteçam dinamizações dialógicas, proporcionando resultados mais efetivos nas relações com a população e instigando novas dinâmicas de trabalho. O projeto, que começou no início de 2015 e foi responsável pela reformulação de todo o plano de gestão da comunicação pública no município tem como base a teoria da Educomunicação, campo epistemológico que nasceu na escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A meta é democratizar o processo de produção informacional. Para isso, a secretaria promoveu curso de capacitação continuada para os servidores municipais, levando conhecimentos sobre a produção de produtos de mídia como: Jornal Impresso, Fanzine, Jornal Mural, Web, Audiovisual, Fotografia, Produtos de Rádio, além de debates sobre a importância da comunicação democrática, para consolidação dos ecossistemas comunicacionais abertos.

Vários especialistas estiveram nos módulos, que ocorreram, semanalmente, no Cine Teatro São Carlos. O curso teve duas fases: uma teórica, em 2015, apresentando as ferramentas, áreas e metodologias da Educomunicação; outra prática, neste ano de 2016. Nesta última, o programa disponibilizou uma carga horária de 90 horas, sendo 30 para as oficinas e 60 para aplicações de produtos de comunicação dentro dos departamentos onde os servidores estão inseridos. Participaram profissionais das secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil, Viação e Serviços Públicos, Cultura, Saúde, Obras, Ação Social, Administração, além de estudantes da comunidade.

"Eu penso que a comunicação pública é um direito irrestrito do cidadão. Tem que ser eficiente. Por isso não pode permear pelo viés apenas da assessoria de imprensa, mas, sim, da implantação de contínuos projetos de comunicação que emancipem as relações entre o poder público e as comunidades", complementou o jornalista, que também é professor e há mais de dez anos pesquisa a área de interface Educomunicação e Política Pública.

(por Marcos André de Brito, da Folha de Londrina, com foto de Tiago Dedoné)


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