Veja Também -
- Suplente é preso por suspeita de mandar matar vereador eleito no Paraná
- Lídia Maejima é a primeira mulher eleita presidente do TJ-PR
- Edimar Santos, da CNM, participa do Encontro Novos Gestores Paraíba 2025-2028
- MPF pede conclusão de demarcação de território quilombola em Uraí, no Norte do Paraná
- Prefeitos de Curitiba e Niterói foram destaques em evento em Barcelona
- Veja + Norte do Paraná
Norte do Paraná
Postado dia 27/03/2016 às 20:17:19
Santa Mariana recebe doações; Diego Garcia se junta à mobilização
Atingida por um tornado na última quarta-feira, Santa Mariana (PR) tenta se recuperar do estado de calamidade.
O deputado federal Diego Garcia se solidarizou com a população e participou de uma mobilização em prol dos marianenses desabrigados.
Segundo a Defesa Civil, mais de 300 casas foram atingidas. Estabelecimentos comerciais e residências foram completamente destruídas pelo vento e pela chuva de granizo. Parte da cidade teve o fornecimento de energia elétrica e água comprometidos.
O prefeito do município, Jorge Nunes, tem se empenhado para atender as famílias prejudicadas que perderam quase tudo. Policiais miliares e alunos do 18º Batalhão da Polícia Militar entregaram dois caminhões de donativos recolhidos em Cornélio Procópio e contaram com ajuda do deputado Diego Garcia.
Colchões, lonas, telhas, alimentos e roupas chegam a todo momento na sede da Secretaria de Assistência Social da cidade de Santa Mariana, no Norte Pioneiro do Estado. Dias após a tempestade de granizo que devastou o município, a população conta com a solidariedade de voluntários para recomeçar a vida no feriado da Páscoa. "Recebemos uns 200 colchões, mas precisamos de muito mais. Pelo menos 700 casas foram danificadas", informou a secretária, Maria Alice Guimarães. "Precisamos de alimentos, de cobertores e de água para beber", ressaltou. Cerca de 50 pessoas que estão desabrigadas permanecem no Ginásio de Esportes Antônio da Silva Machado.
O prefeito de Santa Mariana, Jorge Rodrigues Neves, destacou que "ainda é difícil mensurar os estragos". "Três agências bancárias e uma lotérica foram danificadas, o hospital está fechado e as escolas vão ficar sem aulas até que a gente consiga consertar os telhados e repor os vidros quebrados", contou. O decreto de Situação de Emergência deve ser oficializado nesta segunda-feira.
Segundo o prefeito, o fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido e o abastecimento de água é retomado aos poucos. "Vamos precisar de 28 mil telhas. Estamos calculando uma média de 40 telhas por casa. A Defesa Civil de Londrina deve doar 3.300 telhas que estavam no estoque. Isso vai nos ajudar muito", afirmou.
Quem também quiser contribuir pode levar a doação até a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Vila Santa Rita, em Santa Mariana. Voluntários têm ajudado no transporte dos itens arrecadados nas cidades vizinhas. Mais informações no telefone da secretaria de Santa Mariana (43) 3531-2232.