Cornélio Procópio

Postado dia 15/06/2015 às 20:31:33

Pesquisa sobre embalagens PET conquista prêmio de projetos inovadores

O estudo "Técnica inovadora para obtenção de fibras a partir de garrafas PET", desenvolvido no Campus Cornélio Procópio pelo acadêmico de engenharia mecânica Edilson Matias Junior, foi um dos vencedores do 7° Prêmio de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria.

A nova técnica pretende extrair das embalagens PET uma fibra que pode ser utilizada para revestimento interno de roupas, estofamentos e para isolamentos acústicos e térmicos de ambientes. Além de ajudar na preservação ambiental, o processo reduz os custos de produção, uma vez que se diminui o uso de resina virgem no processo original.

“Ao se utilizar o PET reciclado para a produção dessa fibra, o produto final aumenta o valor agregado ao PET reciclado. Isso incentivará os catadores a coletarem mais PET do meio ambiente, o que diminui a poluição causada por esse material e ajuda os catadores a melhorarem sua vida com a renda provida dessa coleta, coisa que já acontece com o alumínio”, destaca o aluno Edilson Matias Junior.

Matias Junior juntamente com o professor Fernando de Medeiros Diório, orientador do projeto, receberam o prêmio no valor de R$ 5 mil durante a cerimônia realizada no último dia 29, em Londrina (PR). O primeiro e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br