Política

Postado dia 23/05/2015 às 09:18:03

Petista protocola segunda-feira pedido de impeachment contra Richa

O advogado e blogueiro Tarso Cabral Violin vai à Assembleia Legislativa na segunda-feira, 25 de maio, às 13h30, protocolar o primeiro pedido de impeachment contra o governador Beto Richa (PSDB). Novamente, a “batata quente” recairá sobre o colo dos 54 deputados estaduais, que terão de manifestar-se acerca do documento.

O pedido plural e suprapartidário é encabeçado por advogados, professores, jornalistas, intelectuais, dentre outros profissionais. Os paranaenses também podem subscrever a petição que será enviada hoje à Assembleia.

Também corre na Procuradoria Eleitoral pedido de investigação da Polícia Federal, formulado pelo deputado Requião Filho (PMDB), de que propina da Receita Estadual teria robustecido de forma ilegal o caixa de campanha reeleitoral do tucano.

Filiado ao PT e presidente da presidente da Associação dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná – ParanáBlogs –, Tarso foi um dos mais de 200 feridos no massacre do dia 29 de abril, no Centro Cívico, durante a manifestação contra o confisco da poupança previdenciária de professores e servidores públicos do estado.

O réu – no caso o governador Beto Richa –, em entrevista ontem (21) ao portal UOL, como de praxe, tentou desqualificar o autor do pedido de impeachment devido sua militância política. Ora, filiação partidária, credo, cor e raça não são cláusulas infamantes. Pelo contrário.

Tarso baseou o pedido de impeachment em parecer do jurista Celso Antônio Bandeira de Mello, que, no dia 8 de maio, em julgamento simulado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), fundamentou o impedimento devido ao massacre autorizado pelo tucano.

Beto Richa defendeu ontem (21), na posse do novo comandante-geral da Polícia Militar, a ação violenta contra os manifestantes naquela tarde sangrenta. Para o governador, tratava-se de “radicais” e “black blocs” que agrediam os policiais.

A maioria das vítimas do covarde massacre era de mulheres trabalhadoras no magistério e profissionais da imprensa, como o cinegrafista da Band, Luiz Carlos de Jesus, que no momento labutava cobrindo o protesto.

Preocupado com o trâmite do processo de impeachment, o tucano contratou para defendê-lo o renomado jurista paranaense René Ariel Dotti. Segundo o mercado, com honorários na cada de meio milhão de reais.

Beto Richa começou a cair em desgraça em 9 de fevereiro, quando iniciou-se a greve na educação. Coube aos professores, em maior parte do tempo, a resistência a esse governo liquidacionista pautado nas privatizações e no confisco de poupança – como o da Paranáprevidência.

Portanto, o maior feito do magistério nesses últimos meses não foi lutar por 3, 5 ou 8% de reajuste na data-base. Em perspectiva,a maior vitória da comunidade escolar está sendo o desmascaramento de uma política antipovo e lesa-Paraná.

do Esmael Moraes


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br