Notícias

Postado dia 21/05/2015 às 14:16:37

Municípios conhecem projeto de promoção e democratização da leitura

A Secretaria Estadual da Cultura apresentou nesta semana, em Curitiba, o projeto Agentes de Leitura do Paraná. O objetivo é a promoção da leitura e da cidadania, além da formação de 80 agentes de leitura, entre 16 e 18 anos, que serão multiplicadores nas comunidades.

Durante a capacitação, eles vão receber uma bolsa-auxílio e serão orientados em cada cidade por um agente mediador. Assim, cada município vai contar com 20 agentes de leitura e um agente mediador. A proposta foi apresentada aos representantes de Apucarana, no Norte do Estado, Foz do Iguaçu, no Oeste, Paranaguá, no Litoral, e em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, municípios selecionados para receber o projeto.

Com o projeto, serão beneficiados diretamente crianças, adolescentes e os familiares em situação de vulnerabilidade social. Eles serão atendidos pelos agentes de leitura nas bibliotecas públicas municipais e em outros espaços, por meio de rodas de leituras comunitárias, contação de histórias, promoção de cirandas e movimentação do acervo bibliográfico com o empréstimo de livros, despertando o interesse e o prazer pela leitura. Letícia Hillen dos Reis, coordenadora do programa Família Paranaense, está otimista com o projeto.

 O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública do Paraná, com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O Sistema Família Paranaense será responsável por avaliar o impacto das ações com as famílias


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br