Norte do Paraná

Postado dia 28/03/2015 às 18:38:25

Uma viagem pela Rota do Rosário, no norte do Paraná

O programa Meu Paraná, da RPC (afiliada da Rede Globo), deste sábado (28) fez viagem de fé e turismo pela Rota do Rosário. Visitamos um roteiro que une igrejas, capelas e monumentos do Norte do Estado.

Na nossa primeira escala fomos até o Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Bandeirantes, na região de Londrina. Lá conhecemos fiéis como Carlos Roberto agradecido pela cura do filho que tinha dois tumores na região da cintura. Ele contou que pediu à benção a Santa Terezinha e agora o filho está curado. 

 

A Igreja nasceu em 1939, da fé de um pioneiro que na época, se viu perdido no meio da densa floresta. Depois de vagar por vários dias sem um rumo preciso, com fome, sede e entrando já em desespero, lembrou-se das palavras de sua mãe, ajoelhou-se e apertou a medalha de Santa Terezinha contra o peito. Rezou pedindo a ela que o ajudasse a se orientar. Logo, levantou-se, e reiniciou confiante a sua caminhada e logo se deu conta de que estava próximo de local onde estava seu barraco. Grato a Santa Terezinha, anos após o acontecimento, quando veio o primeiro padre, contou a ele o acontecido e pediu humildemente que desse o nome da Santa à paróquia e foi atendido. A Rota do Rosário inclui essa igreja e outras 14 atrações em dez cidades do Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais. Jacarezinho, Ribeirão Claro, Siqueira Campos, Tomazina, Jaguariaíva, Jarapoti, Ibaiti, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes. São igrejas, capelas e santuários em um roteiro espiritual pelas belas paisagens da região.

 

Depois seguimos até o Santuário São Miguel Arcanjo onde uma estátua gigante domina a paisagem. O arcanjo Gabriel de 20 metros de altura marca o santuário erguido em nome do soldado de Deus. O santuário completa 3 anos em novembro e já virou lugar de peregrinação.

No segundo bloco, fizemos um passeio por Jacarézinho, no Norte Pioneiro, berço do movimento apostólico de Shoenstatt no Brasil. A primeira missão alemã chegou aqui em 1935, fincou raízes e correu o país. A capela é um lugar de adoração à Virgem Maria. Segundo a crença, a mãe de Jesus foi convidada, aceitou e fez morada nesse lugar.

Pra finalizar nossa viagem pela rota, seguimos até a Catedral Diocesana de Jacarezinho. A igreja dedicada a Nossa Senhora Imaculada Conceição ficou pronta em 1949 e a construção de linhas góticas e romanas é até hoje um cartão postal da cidade.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br