Assaí

Postado dia 27/03/2015 às 01:25:07

População pode reverter parte do imposto para entidades sociais

Contribuintes do Imposto de Renda (IR) podem reverter parte do tributo a ser pago em favor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assaí.

O dinheiro será  então repassado para entidades cadastradas no município, como Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) e Escola Oásis Santa Paula.

O presidente da Apae, Maurílio Antônio Avelar, relata que Assaí já conta com o Fundo Especial para Infância e Adolescência (FIA), que deve receber aqueles recursos para posterior repasse às entidades.

Ele explica que geralmente a arrecadação do IR vai para os cofres da União. No entanto, em sua declaração anual, o contribuinte pode destinar 3% do imposto para o fundo municipal.

Em trabalho conjunto com o advogado e contador Paulo Kazuo Yamamoto, o delegado aposentado e presidente da Apae articulou a implantação daquele fundo municipal em Assaí. Maurílio Avelar também manteve contato com os demais escritórios de contabilidade, de forma a sensibilizar empresários e toda a comunidade assaiense sobre a possibilidade de ajudar as entidades da cidade. 

Para Maurílio Avelar, a ajuda por meio do Imposto de Renda vem em boa hora, principalmente diante das atuais dificuldades enfrentadas pela Apae. O problema decorre do atraso de repasse de verbas federal e estadual para manutenção da entidade.

A entidade conta com 140 alunos e 40 funcionários, entre os quais profissionais de fisioterapia, neurologia, fonoaudiologia, psicologia e outros.

"Toda colaboração é bem vinda porque nossa dificuldade é grande para manter toda aquela estrutura e tratar das crianças da melhor maneira possível", comenta Maurílio Avelar.

Segundo ele, a principal dificuldade se refere à alimentação.  Por isso, o presidente da Apae convida agricultores e feirantes para contribuir com verduras e produtos agrícolas em geral. Inclusive ele lembra que, à época do fechamento da lavoura para entrega a sua cooperativa, agricultores poderiam contribuir com dois sacos de trigo ou de soja.

"Para nós, é de grande  valia. A dificuldade é grande, com a situação que está passando: tudo atrasado, recursos estaduais, federais. E nós estamos com bastante dificuldade para manter a estrutura e principalmente na parte de alimentação", explica o presidente da Apae.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br