Notícias

Postado dia 03/03/2015 às 22:51:24

Governo estadual motiva população local a fazer turismo no Paraná

O projeto Paraná Turístico, que visa incentivar os paranaenses a conhecerem e visitarem os atrativos turísticos do Estado, será lançado na 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo, que começa nesta quinta-feira (05), em Curitiba. O secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, explica que o objetivo é fomentar ainda mais a regionalização do turismo no Paraná.

O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, explica que a proposta será debatida de forma mais intensa no Salão Paranaense de Turismo, que segue até sábado (07). “O salão é um dos mais concorridos e visitados do Sul do Brasil, uma importante oportunidade para acentuarmos o compromisso com a regionalização e despertar nos paranaenses o desejo de conhecer as belezas e potencialidades da sua terra”, acrescenta Jacó.

PARA SABER MAIS

Avanço do Turismo em Cornélio Procópio depende de lei da Câmara de Veredores

Um dos destaques do Salão será a 11ª edição da Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Coordenada pela Paraná Turismo, proporcionará ao visitante uma experiência diferenciada com gastronomia típica, artesanatos, roteiros emergentes e outros atrativos das 14 Regiões Turísticas do Estado.

O principal objetivo é apresentar as particularidades das Regiões Turísticas, além de fortalecer o turismo no Estado do Paraná. Este ano estarão representadas as regiões dos Campos Gerais, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Estradas e Caminhos, Lagos e Colinas, Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Roteiros da Comcam, Terra dos Pinheirais e Vales do Iguaçu.

PROGRAMAÇÃO – A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, por meio da Paraná Turismo, promoverá uma série de eventos no 21º Salão Paranaense de Turismo, entre eles o Encontro Estadual com Secretários, Dirigentes e Interlocutores Municipais de Turismo, em 5 de março, das 13h às 19h, com a presença do secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, que falará sobre o Turismo Paraná 2015-2018, que concentra um conjunto de ações para fomentar o setor no Estado no período. Serão tratados também temas como Regionalização e Marketing.

Em 6 de março será realizada a Reunião das Instâncias de Governança Regionais, com o intuito de fortalecer as ações das Instâncias. A pauta inclui itens como a Categorização e Marketing, com participação de Jacó Gimennes e da diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra.

CENTENÁRIO – A Paraná Turismo também promoverá uma Exposição intitulada “100 Anos de Turismo”, antecipando-se à comemoração do centenário do turismo estadual. Os principais temas abordados serão o resgate da memória do desenvolvimento turístico local, tendo como marco inicial a visita de Santos Dumont às Cataratas do Iguaçu, em 1916 e o novo Plano Estadual de Turismo, com implantação prevista a partir de 2016.

ATRAÇÕES DO ESPORTE – De acordo com o secretário Douglas Fabrício, o Esporte e o Turismo serão “barco e remo”, ou seja, os setores serão trabalhados com a mesma intensidade, unidos e integrados em todas as ações.

De forma inédita, o Esporte terá um estande no Salão Paranaense de Turismo, que mostrará seus projetos e atividades através de um painel de fotos dos jogos e de vídeos institucionais e contará também com uma equipe fornecerá informações e detalhadas ao público. A presença da ginasta Danielle Hypólito será destaque entre as atrações.

Na tarde de sábado (08), as atletas da Federação de Ginástica farão apresentações no palco principal do evento. Na sexta e no sábado, estará presente a atleta campeã da modalidade surf longboarder, Thiara Mandelli, 5ª colocada no Circuito Sul-americano de Longboard Pro Huanchaco-Peru. O boneco gigante do Emanuelzinho simbolizará a participação do atleta paranaense Emanuel. A Federação de Futsak disponibilizará bolinhas em crochê e informações sobre a modalidade, incluindo curiosidades do seu estilo de jogo.

ATRAÇÕES DO TURISMO – O Litoral, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) de Paranaguá, fará a tradicional degustação do barreado. Morretes distribuirá suas balas de banana trará suas tradicionais cachaças. Lagos e Colinas – Foliões do Pinhão serão apresentados por Catanduvas. Maripá (Riquezas do Oeste), virá com a carpa desossada e recheada. Pitanga (Estradas e Caminhos) oferecerá embutidos e defumados, além de pães, cachaças e doces da região.

Vinhos, embutidos, queijos coloniais e pães caseiros estarão na mostra de Guarapuava. Bituruna (Terra Pinheiros) apresentará o seu Grupo Folclórico Italiano. Prudentópolis anucia queijos e cracóvia. Mallet inovará com o “purunguinho em conserva”, sucos, pepino em conservas, mel e geleias.

Estará em exposição ainda o Cabrito atolado de Virmond (Lagos e Colinas).

Marialva lançará a 12ª Festa da Uva Fina. Rotas do Pinhão – Espaço Cultural Dance Sempre – Grupo Hathor – Folclore Árabe será mais um atrativo cultural no evento. O Programa do Artesanato Paraná promoverá exposições, sob a organização da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. A Emater destacará o Turismo Rural. O Cadastur terá espaço para orientar os interessados.

O SALÃO – O Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) reunirá profissionais do setor de diversos estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de representantes de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Serão mais de 80 expositores, movimentando cerca de 5 mil pessoas que visitam anualmente a feira e conferem as últimas novidades do turismo. O evento permite a promoção de negócios e consolidação de antigas parcerias entre agentes de viagens e expositores.

Referência para o setor, o evento acontecerá de 5 a 7 de março, no Expo Unimed, em Curitiba. Mais informações: turismo.por.gov.br - abav-pr.com.br/salaoparanaense


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br