Notícias

Postado dia 27/01/2015 às 08:04:56

Carteira de motorista fica mais cara com aumento da carga horária

As novas regras para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (carros) entram em vigor no Paraná em 1º de março. A resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está em vigor desde dezembro passado, mas o Departamento de Trânsito (Detran) do Estado deu prazo extra de 90 dias para que os 800 Centros de Formação de Condutores (CFCs), 34 deles em Londrina, adequem-se à nova legislação.

As mudanças incluem o aumento da carga horária de aulas práticas para tirar a primeira CNH na categoria B e para a adição desta última para quem tem habilitação para moto (categoria A). Assim, no primeiro caso, o condutor será obrigado a fazer 25 aulas, cinco delas à noite. Atualmente, são 20 aulas, quatro à noite. Para aqueles que têm habilitação A e querem acrescentar a B, a carga horária passa de 15 aulas, com três delas noturnas, para 20 aulas, quatro noturnas.

De acordo com o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito do Detran, Leonardo Napoli, o aumento da carga horária permitirá ao candidato melhor qualificação para o exame prático e, consequentemente, para a vida de motorista.

O gerente da autoescola londrinense Santana, Robson Santana, diz concordar com a necessidade de mais carga horária. "Hoje, 60% das pessoas que fazem as 20 aulas ainda estão inseguras para a direção. Podem passar no Detran, mas para o trânsito cotidiano não estão prontas. Muitas delas acabam fazendo entre cinco a dez aulas a mais", relata.

Gerente da autoescola Acadêmica, também de Londrina, Josiane Leôncio também afirma ver as mudanças como ganho para o futuro condutor. "É muito bom para o aluno, pois ele será melhor preparado. Com as 20 aulas, normalmente ele acaba comprando aulas a mais, com 25 aulas acredito que não será preciso."

Ficou mais caro

Santana e Josiane afirmam que o impacto nos valores pagos por quem quer se habilitar será inevitável. "Tivemos o reajuste de início de ano e agora teremos outro em março", diz Josiane. Nestas duas autoescolas, os porcentuais de aumento devem ficar entre 12% e 19%.

do Jornal de Londrina


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br