Cidades em Destaque

Postado dia 25/11/2013

Luiz Nicácio, de Centenário do Sul, aponta avanços na região da Amepar

O prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, avalia que houve avanço na questão do desenvolvimento regional envolvendo as cidades ligadas à Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema).

Segundo o presidente da Amepar, principal avanço registrado é que os prefeitos da região têm se encontrado para discutir os problemas e buscar solução, a partir também da iniciativa liderada por Alexandre Kireeff, de Londrina. Para Centenário do Sul, a principal conquista política é a inclusão na Região Metropolitana de Londrina, comenta ele.

Com a experiência ter passado pela Controladoria Geral e atuado como secretário da Fazenda de Londrina, o prefeito Nicácio diz que principal bandeira da Amepar é a integração do transporte metropolitano e mais investimentos estaduais em saúde. A seguir principais trechos da entrevista: 

Revelia: Quais os principais projetos e desafios dos municípios ligados à Amepar?

Luiz Nicácio: A primeira coisa é a integralização mesmo. É fazer uma agenda positiva onde se discuta realmente os problemas comuns das cidades que pertencem à microrregão da Amepar.

Revelia: Nesse sentido de articulação entre os municípios, quais as principais necessidades da região?

Luiz Nicácio: A integração do transporte é uma delas. Segundo:  a saúde; no caso, da manutenção do Hospital Evangélico, de mais investimento por parte de governo do Estado nos hospitais da Zona Sul e da Zona Norte (de Londrina). E a ampliação e melhoria do aeroporto José Richa.

Revelia: Recentemente o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, tem convocado reuniões para tratar o desenvolvimento regional. O senhor percebe algum avanço nesse sentido?

Luiz Nicácio: Percebo, sim. Primeira coisa é que se está colocando em pauta, está se discutindo os problemas. Isso já é um  grande avanço a concepção principalmente do prefeito Kireeff estar à frente buscando discutir os problemas da região. Então já houve um grande avanço. Pelo menos está se discutindo.

Revelia: Dentro dessa perspectiva, como tem comportado Centenário do Sul, e quais os projetos desenvolvidos em seu município?

Luiz Nicácio: Nós tivemos um grande avanço agora que foi a inserção de Centenário do Sul na Região Metropolitana de Londrina. Foi uma grande conquista política. Um dos projetos do município é estar buscando através do aprimoramento da sua legislação um aperfeiçoamento para a atração de empresas e o desenvolvimento econômico da nossa cidade.

Revelia: Ocupando agora o cargo de prefeito, qual sua trajetória até aqui e quais os projetos políticos para o futuro?

Luiz Nicácio: É a primeira vez que estou na política. Nunca tinha me candidatado. Estou desenvolvendo um trabalho mas  pensando só no presente, no desenvolvimento da cidade, e o futuro a Deus pertence. Lá na frente nós vamos falar sobre isso.

Revelia: Por que o senhor resolver ingressar na vida política?

Luiz Nicácio: Olha, para aproveitar o meu potencial. Sou uma pessoa que sempre administrou e esteve à frente de cargo público, e vendo que minha cidade precisasse de um projeto de desenvolvimento econômico que iniciasse agora e futuro e que discutisse os problemas da nossa cidade. E foi com essa pauta que eu entrei, para dar início nesse projeto, para que Centenário melhore no futuro.

Revelia:  O que poderia ser aproveitado em seu município?

Luiz Nicácio: Centenário do Sul é uma cidade que tem muita mão de obra, então a meta é qualificarmos essa mão de obra para que os empregos possam vir para a nossa cidade

Revelia: Alguma ação já realizada por sua gestão que o senhor poderia nos destacar nesse início de mandato?

Luiz Nicácio: A primeira ação é a recuperação da nossa malha viária, que nós estamos trabalhando bastante nisso. Também a melhoria na área da saúde com a contratação de profissionais que Centenário era muito carente. Hoje nós temos vários profissionais. E fora isso, no projeto de desenvolvimento econômico, é a aprovação da legislação e agora a aquisição de área para destinar a esse projeto empresarial.

Revelia: Qual o principal projeto a ser desenvolver para construir aquilo que é o sonho do senhor para seu município?

Luiz Nicácio: O projeto e o sonho meu para o município é que ele faça isso. Ele se desenvolva tanto na perspectiva comercial, empresarial, desenvolvimento econômico, com atração de empregos, e a melhoria da qualidade de vida, dos serviços e dos equipamentos colocados à disposição da população.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br