Cidades em Destaque

Postado dia 07/11/2013

Ubiratã se surpreende com novos empregos e aumento da população

Haroldo Fernandes, o Baco

Segundo o prefeito Haroldo Fernandes Duarte, o Baco, o município de Ubiratã está em pleno desenvolvimento principalmente após o investimento da Unitá Cooperativa Central, uma obra de anunciados R$ 130 milhões, inaugurada no segundo semestre desse ano.

 Resultante da associação entre a Coagru (Cooperativa Agroindustrial União), a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) e a Coperflora Cooperativa Florestal, o novo abatedouro de frangos resultou em mais de mil empregos diretos e outros três mil indiretos, provocando o aumento da população e a chegada de novos moradores.

O prefeito Baco comenta que Ubiratã, localizado na região Centro-Oeste do Estado, atualmente tem 18 loteamentos em andamento, e o município não estava preparado para tudo aquilo. Então há nova demanda em saúde, coleta de lixo e creches, por exemplo, comenta ele.

Vereador por três vezes, presidente da Câmara por duas gestões e indicado candidato a prefeito três dias antes das eleições do ano passado - devido a problemas com o então ocupante da vaga -,  Haroldo Fernandes Duarte defende também a união de lideranças políticas do Paraná para cobrar do governo federal a questão do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A seguir principais trechos da entrevista:

Revelia: Quais as principais obras e projetos de sua administração?

Haroldo Fernandes Duarte: Quanto a projetos de infraestrutura, nós estamos terminando o centro de eventos no lago municipal, pedras irregulares em diversas estradas, a escola Lucinéia Braz Forte, ginásio de esportes da Vila Recife em andamento, Praça da Família já finalizada, conjuntos habitacionais à pronta entrega, o João Paulo II e o Residencial Parque das Flores, aquisição de vários veículos e equipamentos, reforma de alguns prédios e muitas obras.

Há ainda gestão junto às áreas governamentais para recape, confecção de asfalto, melhoramento da saúde, da educação, desenvolvimento urbano e rural e outras atividades. Essas são as ações contínuas desenvolvidas pela municipalidade.

durante inauguração da Unitá: 4 mil empregos

Revelia: Quais são os projetos e ações que o senhor gostaria de desenvolver ainda?

Haroldo Fernandes Duarte: São muitos projetos. Na parte estrutural, embelezamento da cidade, a reforma da Praça da Matriz, revitalização de avenidas e calçadões do centro, e construção de praças e jardins na cidade. Isso é o que a gente gostaria de fazer. Mas o projeto futuro é também conseguir melhorias em construção de habitação popular, recape asfáltico em diversas ruas do município, e principalmente em saúde e educação e ação social, que é uma das metas importantes de meu governo.

Revelia: Mas na área social tem algum projeto que o senhor gostaria de destacar?

Haroldo Fernandes Duarte: Sim. Nós temos alguns projetos como Cras, Creas, restaurante popular. Algumas coisas já estão funcionando no município, embora  falte complementar algumas outras atitudes. Nós pensamos principalmente, na questão de assistência, na construção de casas populares com custo quase que zero para a população mais carente do município. Estamos apenas ultimando os detalhes para compra de terreno. Esse é um projeto de futuro nosso: casas populares a custo praticamente zero para a população carente que não tem moradia adequada. Isso seria a questão de assistência social bem como outras atividades do dia a dia da assistência social.

Revelia: Como tem sido a articulação de Ibiratã no que se refere ao desenvolvimento regional e articulação com a associação dos municípios, a Comcam?

Haroldo Fernandes Duarte: Nós temos alguma dificuldade na região da Comcam, principalmente confere a união maciça dos municípios de reivindicar posições administrativas junto ao governo do Estado.

Acho que isso hoje é fundamental para a Comcam, para que tenhamos essa união, reivindicarmos junto ao governo do Estado principalmente posições de destaque na esfera administrativa estadual. E também é lógico na esfera federal, a união não só da Comcam e demais associações regionais na questão de participação dos municípios no FPM, haja vista a grande queda  que houve, prejudicando em demasia os municípios. Então são lutas constantes e que nós precisamos principalmente da união.

Revelia: Quais são as bandeiras de lutas e necessidades que a região precisa que sejam atendidas?

Haroldo Fernandes Duarte: Por exemplo, nós pensamos em questão de saúde. Na Santa Casa de Campo Mourão nós precisamos, inclusive vai ter uma reunião na sexta-feira (dia 8) sobre o Ciscomcam. Melhorias na questão de saúde e principalmente gestão junto ao governo federal, acho que isso hoje é uma das bandeiras que nós temos que levantar é a questão do FPM. Os municípios caíram muito sua arrecadação em função do governo ter liberado IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros e peças brancas (como geladeiras, enfim). Nós precisamos que retorne de alguma maneira aos municípios sob pena de acontecer o que está acontecendo agora: os municípios trabalhando à meia porta, outros fechando a porta inteira, e alguns até com sérias dificuldades para pagar os salários. Então a grande bandeira hoje das associações é a gestão junto ao governo federal, aos nossos deputados, ministros e senadores, para que o governo federal veja com bons olhos a questão do FPM para os municípios.

Revelia: Como tem sido a política de atração de investimentos e geração de empregos em seu município?

Haroldo Fernandes Duarte: Hoje a empresa que investe em Ubiratã praticamente garante o seu futuro, a sua estabilidade. Porque nós temos hoje, o município entrando na fase de agroindustrialização, isso é muito importante. Por si só isso já atrai investimentos. Nós fazemos a nossa parte mostrando vários caminhos a quem quer investir no município, demonstrando que Ubiratã é um município em pleno desenvolvimento. Nossa população tem crescido nesses últimos tempos principalmente depois da inauguração da Unitá.

Revelia: Quais os principais pleitos de seu município junto ao governo estadual e federal?

Haroldo Fernandes Duarte: Estamos pleiteando a questão do asfalto do distrito de Yolanda, que nossas estradas estão deteriorados, e temos alguns projetos de infraestrutura para o município. Questão de calçamento, de pedras irregulares, enfim uma gama de projetos que estamos reivindicando. Mas também a questão de  organização de algumas ruas e avenidas de nosso município, o embelezamento da cidade. São vários projetos que tramitam lá, e eu não designaria hoje o mais importante, porque todos são importantes. Mas os principais talvez sejam esses.

Residencial Parque das Flores, a ser inaugurado

Revelia: Quais as principais ações desenvolvidas hoje que vem preparar Ubiratã para o futuro?

Haroldo Fernandes Duarte: Nós estamos investindo no município de Ubiratã com toda infraestrutura possível. Tem uma demanda muito grande de serviços hoje na questão da saúde, da educação, da assistência social, uma vez que Ubiratã está em pleno desenvolvimento. Nossa população tem aumentado gradativamente. No dia a dia nós recebemos a chegada de muitas pessoas que vêm aqui morar, principalmente por causa da questão da Unitá, e algumas ações têm que ser tomada. Estamos hoje com demanda de creches, de escolas, e nossa ação hoje é voltada principalmente para  isso: atender  a nova população que está chegando.

Ubiratã tem hoje 18 loteamentos  em andamento e nós  não estávamos preparados para tudo isso. Nós estamos agora nos planejando para os próximos anos para conseguir atender toda essa demanda  dos loteamentos,  de saúde enfim, nós temos que nos planejar principalmente na questão de infraestrutura para essas pessoas. Então o nosso foco principal para esse ano será a infraestrutura de questão de recolhimento de lixo, de escolas e de creches.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br