Cidades em Destaque

Postado dia 05/11/2013

Porto Amazonas, a terra da maça, espera promessas de governo

Ademir Schuhli, prefeito 

Com aproximadamente 4,7 mil habitantes, o município de Porto Amazonas espera a liberação de obras prometidas pelos governos estadual e federal.

O auxílio de fora se mostra necessário uma vez que a principal fonte de receitas é o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que sofreu também acentuada queda no segundo semestre desse ano.

Segundo o prefeito Ademir Schuhli  (PRP), Porto Amazonas tem muitas obras a receber, mas até agora está só na promessa. Do Estado, entre as obras previstas há pavimentação com pedra poliédrica, investimentos em  estradas rurais, construção de poço artesiano e ainda melhorias em outras ruas da cidade.

Do governo federal, existe pedidos envolvendo investimento em infraestrutura, turismo, saúde e outros, enquanto o município espera pela liberação de recursos de emendas parlamentares, comenta ainda o prefeito.

Localizado na região central do Paraná, o município de Porto Amazonas tem como atrativo o rio Iguaçu, que inclusive está ligado à origem daquela localidade. Até a primeira metade do século passado, o leito do rio navegável por muitos anos servia para o escoamento principalmente de madeira e erva-mate. É datado de dezembro de 1882 a primeira viagem feita pelo vapor Cruzeiro entre Porto Amazonas e União da Vitória (na época, Porto União da Vitória).

corredeira Caiacanga, no rio Iguaçu

O prefeito comenta que o município ainda se destaca pela presença de cachoeiras e de pomares de maça, fazendo com que Porto Amazonas seja o maior produtor do Estado. Há quase três décadas o município sedia também a Festa da Maça, inclusive com a escolha da Rainha.

Quanto à principal necessidade do município, o prefeito Ademir Schuhli cita a atração de indústrias e geração de pelo menos 100 a 200 empregos para segurar os jovens naquela localidade.

Com a experiência de ter sido vereador e prefeito por outras duas vezes, ele avalia que, com a escassez de recursos, a tarefa é manter a máquina administrativa funcionando, esperando que ano que vem as coisas melhorem, que também os governos estadual e federal liberem os projetos e obras prometidas principalmente aos pequenos municípios.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br