Cidades em Destaque

Postado dia 04/11/2013

Jaguapitã, 66 anos: a capital do bilhar e do emprego

Ciro e primeira dama Zay

Quem chega ao município de Jaguapitã, e diante do portal de entrada, logo se depara com a referência à "Capital do Bilhar".

No entanto, o prefeito Ciro Brasil Rodrigues (PSDB) pretende mudar aquela imagem de seu município. Segundo ele, Jaguapitã é também a capital do emprego na região. A nova indicação seria em relação à "Capital da Avicultura".

Ciro Brasil exerceu o cargo de vereador por 20 anos, assumiu a prefeitura em 1992 (devido à doença e falecimento do titular) e acabou eleito prefeito em 2012. Da época que assumiu a chefia do Poder Executivo, há 11 anos, ele viabilizou o projeto para implantação da Jaguafrangos, que atualmente gera 2100 empregos, e também entregou 415 moradias populares.

Além da Jaguafrangos, a geração de empregos no setor avícola é também impulsionado pela Belagrícola, que recentemente adquiriu a Avebom, que passava por dificuldades financeiras, e já vem reagindo bem.

Com aproximadamente 12 mil habitantes, dos mais de 2 mil postos de  trabalhos da Jaguafrango, o município emprega cerca de mil pessoas de fora, comenta ainda o prefeito.

Ele explica que, além da "importação " de mão de obra na avicultura, a cidade também abriga cerca de 70 empresas locadoras e produtoras de mesa de bilhar, atendendo ao mercado do país inteiro.

Para Ciro Brasil, a referência de "Capital do Bilhar" que conta no portal de entrada dá a impressão que Jaguapitã é um cassino, uma cidade de jogos. Por isso, o prefeito pretende mudar aquele portal de forma a destacar que a cidade é a capital do emprego na avicultura e ainda a terra onde se produz mesas de bilhar de qualidade para o Brasil inteiro,  atualmente tem se especializado também em máquinas de músicas.

Administração municipal

Jaguapitã: a Terra da Avicultura

Ao assumir o cargo de prefeito em janeiro de 2013, Ciro Brasil comenta que não há uma área prioritária em sua gestão, merecendo atenção especial todos os setores, como saúde, educação, esporte e outros, principalmente por ter encontrado o município com muita deficiência.

Perguntado sobre seu legado para o município, ele comenta que "eu que nasci e tenho amor por Jaguapitã, minha contribuição é ter projetos que realmente vão mudar a historia da cidade e a vida dos munícipes".

Para seu mandato, Ciro Brasil estabeleceu uma meta ousada de implantação de mil moradias populares, das quais 214 já estão em início de construção.  Junto à Secretaria de Estado da Saúde, ele tem pleiteado melhorias ampliação completa do hospital municipal que já tem 53 anos de construção e ainda a reforma quase total do posto de saúde.

Atualmente a cidade recebe a construção de uma academia da saúde e de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Há ainda projetos para outra UBS em um bairro da cidade e também para 80 mil metros de recape asfáltico.

Participante da Região Metropolitana de Londrina, principal reivindicação de Jaguapitã é a integração do transporte, dos chamados ônibus amarelinho, de forma  a facilitar o deslocamento principalmente de pacientes em busca de atendimento médico.   "A pessoa sai de madrugada e fica o dia todo em Londrina, sem necessidade", observa o prefeito.

com o governador Beto Richa

Ciro Brasil comenta que inicialmente havia receio de que mais ônibus entre Londrina e Jaguapitã pudesse prejudicar as empresas da cidades, mas a Associação Comercial já deu sinal verde para aquela integração do transporte metropolitano.

Segundo o prefeito, projeto bastante importante para seu município já para o próximo ano é também a implantação da extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ainda não há definição dos cursos a ser instalados, mas a expectativa gira em torno de Pedagogia, Administração e outros.

Jagurapitã completa 66 anos de emancipação política em 7 de novembro. No site do município - que está passando por reformulações - já há a inscrição "Terra da Avicultura".

 

PARA SABER MAIS:

Colorado e Jaguapitã querem cursos da UEL


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br