Cornélio Procópio

Postado dia 31/10/2013

Vereador entra na luta pelo Monumento do Cinquentenário

do Odair Matias

O vereador Fernando Vannuchi Pepes (PMDB) protocolou terça(29), na última reunião ordinária na Câmara Municipal o requerimento nº 458/13, pedindo ao Executivo que seja declarado, por lei específica como patrimônio histórico, cultural, artístico e paisagístico, o Monumento do Cinquentenário .

O  Monumento, é uma obra de arte  inaugurada em 30 de dezembro de 1988 pela prefeitura municipal na gestão do ex-prefeito Hermes Fonseca,  e criada  pelo artista plástico Ademir Balera,  o “Coruja”.  Localizada no centro da cidade entre a Avenidas XV de Novembro e Marechal Deodoro da Fonseca, em sua base está a Ampola do Tempo, onde estão guardados documentos que contam fatos da época de 1988, e que deverá ser aberta somente no ano 2038, quando a cidade completará seus 100 anos de emancipação política administrativa.

A preocupação do vereador  em  proteger a área,  através de lei específica, vem ao encontro dos contribuintes  não  satisfeitos com a degradação recorrente que o patrimônio histórico e cultural de Cornélio Procópio vem sofrendo ao longo do tempo.

Com já divulgamos  em parceria com o site cronicasprocopenses.com.br , é muito importante a conservação  do patrimônio histórico e cultural para um município,  inclusive,  porque a  nossa cidade  está sendo sondada para fazer parte de um novo  roteiro de cidades turísticas  do Norte Pioneiro.

Sem contar que este requerimento,  tramitando na prefeitura,  poderá  amadurecer a ideia junto assessoria jurídica do executivo, para que novos procedimentos sejam criados no sentido de proteger novas áreas. Como já foi sugerido pelo roteirista Ênio Trevisani  em uma de suas cronicas.  

Nova defesa

O vereador informou a este repórter que o terreno em que se encontra o Monumento do Cinquentenário vem sendo pretendido há vários anos pela iniciativa privada, pois trata-se de um local privilegiado comercialmente.

Depois de ler com atenção  as notas no blog “Sem Censura” (leia a matéria),  o vereador Fernando Pepes (PMDB),  acampou a ideia,  e vê com bons olhos,  a chance de também estabelecer uma defesa real e organizada  da estátua do Cristo Redentor e adjacência.

Nos comprometemos em estabelecer parceria com o vereador do Fernando,  no sentido de acompanhar e dar publicidade aos trâmites deste requerimento na prefeitura,  e assim observar, qual o interesse na defesa do patrimônio cultural e histórico da equipe do prefeito Fred Alves.

Vamos aguardar!


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br