Cornélio Procópio

Postado dia 25/10/2013

UFPR estuda implantação de curso de Medicina no norte pioneiro

            com Romanelli, Alex Canziani e André Vargas
                       prefeitos Celso Silva e Fred Alves

do NP Diário

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho confirmou que a instituição terá 55 dias para concluir um estudo de viabilidade para a instalação de um curso de medicina no Norte Pioneiro. O anúncio foi feito durante reunião articulada pela Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) com a reitoria da UFPR.

De acordo com Zaki, a comissão encarregada de analisar os municípios que se apresentaram para receber o curso será coordenada pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari.

“O cenário para a instalação de um curso de medicina é favorável. Os números já levantados confirmam que a região precisa da presença da UFPR, mas todos estes detalhes serão analisados pelo Conselho Universitário, que esta sensível a essa causa. Esse parecer da comissão será fundamental para que o processo caminhe”, disse, observando que chegou a hora do Norte Pioneiro ter uma unidade da UFPR

Conforme o presidente da Amunop, Celso Silva (PDT), o pleito da região contempla uma antiga reivindicação do Norte Pioneiro, que precisa de um curso de medicina para poder alavancar ainda mais o desenvolvimento regional. Ele destacou que no caso de Bandeirantes, o Campus da UENP possui um amplo espaço para receber o curso. Celso destacou ainda o potencial na área de saúde e infraestrutura urbana que Bandeirantes possui e ao lado dos vereadores do municipio, entregou um estudo de viabilidade ao reitor.

Ja o prefeito de Cornélio Procópio Fred Alves também entregou documentos ao reitor Zaki Akel com todos os detalhes relacionados ao dois município e os potenciais que a cidade possui para postular o curso.

“Estamos fazendo o mesmo que Santo Antonio da Platina fez recentemente. Estamos entregando ao reitor, um estudo profundo de nossas cidades para que o Conselho da Universidade Federal do Paraná possa analisar quais serão as cidades beneficiadas”, afirmou Celso Silva.

Para o prefeito Fred Alves, que estava acompanhado de vereadores e do ex-prefeito Amin Hannouche, a união de esforços já resultou em uma vitória. “O Norte Pioneiro vai sim ser contemplado com um curso de Medicina Federal e isto nos deixa muito felizes”, concluiu. Vereadores de Bandeirantes e Cornélio Procópio acompanharam a reunião e confirmaram a disposição do Legislativo de se integrar neste processo de escolha.

Disputa acirrada

Em entrevista para a Imprensa, Zaki afirmou que esta é a primeira vez que teve que “enfrentar” duas associações de municípios numa mesma reivindicação.  A possibilidade de o Norte Pioneiro ser contemplado com o curso de medicina da UFPR provocou uma acirrada disputa por parte dos municípios da Amunop – Associação dos Municípios do Norte do Paraná e da Amunorpi – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro.

As cidades de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio já apresentaram uma proposta formal para receber o curso. Em menos de um mês, o reitor recebeu delegações de prefeitos, vereadores, deputados e políticos na sede da reitoria, pedindo o curso. Na reunião desta semana, três deputados federais ,  Alex Canziani (PTB), André Vargas (PT) e João Arruda (PMDB), e o deputado licenciado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) acompanharam o encontro. 

“Estou vendo com alegria este desafio que está sendo trazido para nossa Universidade. Para a instituição é uma prova da credibilidade que a UFPR tem hoje perante a comunidade paranaense. Nossa gestão tem sido com este olhar de pensar o Paraná como um todo. De olharmos o esforço de desenvolvimento do Norte Pioneiro”, concluiu Zaki Sobrinho.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br