Londrina

Postado dia 16/10/2013

Exposição mostra vida de heróis afro-brasileiros

do Bonde

O trabalho feito pelos alunos do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em Londrina, conta a vida e obra de personagens afro-brasileiros que se destacaram em diversos segmentos da sociedade brasileira. A exposição "Heróis Afro-Brasileiros de todos os tempos" tem nomes como Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", Machado de Assis, Cruz e Sousa, Lima Barreto, entre outros. A mostra fica na escola até 25 de outubro. 

O trabalho aconteceu após os alunos debaterem questões raciais no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, na aula de História. O trabalho foi dividido em três partes. Na primeira etapa os estudantes foram orientados a acompanharem assuntos relacionados ao bullying, preconceito racial, homofobia e outras formas de discriminação publicadas nas redes sociais. 

As leis que envolvem o uso correto da internet também foram discutidas em sala de aula. "Eu procuro sempre trabalhar essas questões que envolvem a história e que estão em discussão na sociedade", diz a professora de História Elaine De Martini, que coordenou as pesquisas. 

Os alunos foram divididos em grupo para pesquisar sobre os personagens. Por último, cada grupo produziu um banner com o personagem escolhido. "Eu achei muito interessante porque eu não conhecia vários personagens e como foram vários trabalhos eu pude conhecer um pouco mais sobre cada", revela Larissa Moreira de Pontes, 9° ano, que pesquisou sobre a líder cultural baiana Hilária Batista de Almeida, a "Tia Ciata". 

O resultado do trabalho chama a atenção de quem passa pelos corredores da escola. É o caso da funcionária Emília Takimami, que aproveitou para conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. "É muito interessante porque todos que passam pelo corredor da escola têm a oportunidade de parar e conhecer um pouco mais sobre a nossa história", conta Emília. 

Depois da exposição os alunos vão apresentar os trabalhos para os colegas e debater sobre os personagens da pesquisados. Em novembro a mostra será exposta na biblioteca pública do município.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br