Norte do Paraná

Postado dia 14/10/2013

Gestores de Casa Familiar Rural discutem sobre nova unidade

do NP Diario

No Paraná, as casas familiares rurais são administradas pela secretaria de Estado da Educação.

A Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil reuniu gestores municipais no salão paroquial da Igreja Matriz de Wenceslau Braz na última segunda-feira, dia sete. O objetivo foi discutir fatos referentes à Casa Familiar Rural, Unidade KM 10, que se encontra em fase de finalização e trâmite legal, previsto para funcionar no ano letivo de 2014.

Participaram gestores da prefeitura de Wenceslau Braz, do Núcleo Regional de Educação (NRE), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Território de Integração do Norte Pioneiro, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, das secretarias municipais da Agricultura, da Educação, da Fazenda e Escolas de Campo. 

O supervisor pedagógico regional Marco Antônio Geffer disse que "a CFR é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural e pesqueiro, que receberão formação técnica, profissional e gerencial".

A CRF qualificará jovens e oferecerá alternativas de renda e de trabalho, assim permanecerão e beneficiarão a própria região. A unidade da Casa Familiar Rural está sendo edificada próximo ao Colégio Estadual Km 10 e ofertará 35 vagas para o curso técnico em agropecuária. A prioridade será para os jovens dos municípios de Wenceslau Braz, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Siqueira Campos e Tomazina.

A metodologia consiste em que os alunos passem duas semanas na sua propriedade aplicando na prática os conhecimentos adquiridos, e uma semana na CRF adquirindo novos conhecimentos profissionais e sua formação geral. O curso tem duração mínima de três anos e permitirá a discussão da realidade com seus familiares e seus monitores.

Essa iniciativa provocará reflexões e novas formas de pensar e agir na prosperidade e na comunidade. A Associação Regional das Casas Rurais do Sul do Brasil é a responsável pelo projeto, administrado por órgãos públicos e privados, bem como pela família dos alunos da instituição. No Paraná, as casas familiares rurais são administradas pela secretaria de Estado da Educação.

 


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br