Londrina

Postado dia 12/10/2013

UTFPR ança curso de Engenharia Mecânica nesta segunda

Londrina dá um passo adiante para acabar com o dilema entre industrialização e qualificação da mão de obra. Na próxima segunda, 14/10, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina, faz a aula inaugural do primeiro dos três novos cursos que engenharia que vai oferecer o curso de Engenharia Mecânica.

A aula inaugural será ministrada pelo o engenheiro da Petrobras, Javer Gonçalves dos Reis. A palestra tem como tema “A Engenharia na indústria de óleo e gás, uma oportunidade a seu alcance! Segmento Exploração e Produção”.

Para o vice-presidente da Câmara, deputado federal André Vargas (PT-PR), que participa da aula na segunda, este curso significa um grande avanço para a cidade de Londrina. “Uma opção política feita no passado afugentou as indústrias de nossa cidade que passaram a se instalar nas cidades vizinhas. Londrina ficou focada somente na prestação de serviços e os cursos universitários e a preparação de mão de obra foram voltados para este segmento. A partir de agora será possível inverter esta lógica”, reforça do deputado.

Para ele, ao formar mão de obra especializada e, é obvio, a partir de uma política voltada para isso, será possível atrair novas indústrias para a cidade. “Este é o primeiro dos três novos cursos, os próximos serão Engenharia Química e de Produção e devem ser lançados no ano que vem”.

Vargas lembra que esses novos cursos de engenharia foram solicitados por lideranças empresariais da cidade ao governo do Estado para serem implementados na UEL, o que não ocorreu. “A promessa não foi cumprida, e acabou transferida para o governo federal. Então eu e o Alex Canziani convencemos o governo federal a instalar os três novos cursos aqui, e três em Apucarana”, informa Vargas.

O curso de Engenharia Mecânica da UTFPR será coordenado pelo Prof. Roger Nabeyama Michels, tem duração de cinco anos, oferta 44 vagas semestrais e funcionará em período integral. Abrangerá diversas áreas, tais como projetos industriais, processos de fabricação, automação, instalações industriais, gestão da produção, mecânica industrial, dentre outras.

Este curso vem somar com as outras graduações já ofertadas como os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Licenciatura em química e Tecnologia em Alimentos.

Na foto, o deputado André Vargas, o diretor da UTFPR de Londrina, Marcos Imamura e o reitor Carlos Eduardo Cantarelli.

SERVIÇO:

O quê: Aula inaugural.

Quando: Segunda-feira (14) a partir das 19h30.

Onde: Auditório do SEST SENAT, rua Santa Terezinha, 1.377, Vila Santa Terezinha, Londrina.


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br