Curiúva

Postado dia 09/10/2013

Empresários curiuvenses se unem para montar indústria na cidade

Empresários curiuvenses se unem para montar indústria na cidade
João Orivaldo, secretário municipal
Empresários curiuvenses se unem para montar indústria na cidade
Jorge Miserski, gerente do Banco do Brasil
Amadeu Bicudo, prefeito
Empresários curiuvenses se unem para montar indústria na cidade
João Valcelir, presidente da Câmara
Empresários curiuvenses se unem para montar indústria na cidade
José Carlos Bucco, do supermercado Curiúva

Ao compreender a dificuldade de empresas de outras localidades se instalar nos pequenos municípios, próprios empresários de Curiúva se uniram para implantar uma indústria na cidade.

Segundo o atual prefeito Amadeu Bicudo de Jesus da Silva (PT), durante os oito anos que passou na Câmara de Vereadores, ele já acompanhava as dificuldades de uma grande indústria se instalar nos pequenos municípios.

Por isso seu programa de governo já previa o incentivo para empresas implantadas a partir de iniciativas de pessoas do próprios moradores de Curiúva.

Na avaliação do secretário municipal de Indústria e Comércio, João Orivaldo Oelke, os desempregados querem que a prefeitura gerem emprego para eles, enquanto os empresários desejam que o poder público produzam clientes para seus negócios.

No entanto, continua o secretário municipal, para disponibilizar mais consumidores para as empresas da cidade há necessidade de aumentar o número de empregos no município.

Orivaldo acrescenta ainda que, ao abrir uma nova loja como os clientes são os mesmos e  acaba dividindo, resulta em quebra dos comércios mais pequenos.

Diante daquele diagnostico, a administração Amadeu Bicudo deu início ao trabalho de mobilização de setores da sociedade de Curiúva com intuito de montar uma indústria.

Da parte da prefeitura, o incentivo deve vir da colocação à disposição uma área e barracão. O empreendimento conta também com parceria com outras entidades como Sebrae,  Sesi, Banco do Brasil, Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Associação Comercial e outros.

Em 18 de outubro próximo o grupo de empreendedores deve se reunir com empresário do ramo de estofado para discutir sobre a possibilidade de investimento naquele segmento.

Nos próximos dias deve haver também reunião com empresário do ramo de frigorífico de frango. A ideia é que o município possa investir naquele setor aproveitando pequenas propriedades com aptidão para aquele tipo de negócio.

Segundo o secretário Orivaldo, no município há várias granjas com suas atividades paralisadas devido ao fracasso do processo de integração com abatedouro com Joaquim Távora, devido à distância de 80 quilômetros, e o encarecimento do transporte de pintinhos e ração, por exemplo.

Orivaldo acredita que uma das saídas seria a implantação de um abatedouro em Curiúva. Ele diz que a iniciativa da união de empreendedores da cidade para implantação de uma indústria no município poderia ajudar a resolver o problema de 1.800 pessoas que estão desempregadas, e que buscam colocação em outras localidades.

Para Orivaldo, fato positivo da mobilização proposta por empresários e prefeitura é que a comunidade  não pode cruzar o braço, e sim buscar o próprio desenvolvimento do município. Ele acredita ainda que aquela mobilização pode acabar atraindo outros empreendimentos, em função da probabilidade de desenvolvimento do município.

Para o empresário José Carlos Bucco, do Supermercado Cuirúva, a mobilização de empreendedores da cidade é muito válida, porque falta de emprego na cidade, que é também muito dependente da economia que gira em torno da madeira.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Valcelir Ferreira, também considera muito importante aquela iniciativa, em função da possibilidade de trazer mais empregos para cidade.

De acordo com o gerente do Banco do Brasil, Jorge Miserski, o município precisa gerar emprego e aquela iniciativa vai ajudar que isso ocorra.

Com quase dois anos na cidade, o gerente comenta que o Banco do Brasil vem apoiando os pequenos, os médios e grandes agricultores, assim como os empresários, sempre tentando com que o município se desenvolva o mais rápido e da melhor maneira possível.

fotos: Márcia Oura


comente esta matéria »

Copyright © 2010 - 2024 | Revelia Eventos - Cornélio Procópio - PR
Desenvolvimento AbusarWeb.com.br